segunda-feira, 26 de maio de 2014

Trabalhando os Poliminós - L2A

Ao longo dos dois últimos períodos fomos trabalhando os Poliminós. Os Poliminós são figuras geométricas planas formadas por quadrados iguais ligados entre si de modo que pelo menos um lado de cada quadrado coincida com um lado de outro quadrado. Dependendo do número de quadrados utilizados podem ser denominados de: Monominó (1 quadrado), Dominó (2 quadrados), Triminó (3 quadrados), Tetraminó (4 quadrados), Pentaminó (5 quadrados), entre outros. Nós só trabalhamos até aos Pentaminós, nos  próximos anos  teremos oportunidade de explorar outros e fazer novas descobertas.
Com as peças dos Poliminós fizemos  diversos jogos, pois são ferramentas lúdicas manipuláveis que permitem  trabalhar vários  conceitos tais como: compreender as transformações geométricas, prevendo a necessidade de realizar movimentos virar, rodar e deslizar; desenvolver conceitos de polígonos, de simetria, medida de comprimento, perímetro e medida de área; pavimentar um plano.
Os Pentaminós são um recurso a mais para auxiliar no ensino/aprendizagem desses conteúdos, permitindo desenvolver a percepção visual-espacial, o raciocínio lógico e a concentração dos alunos, além de propiciar um ambiente de maior interação entre os mesmos.

2 comentários:

  1. Parabéns! Mais uma interessante atividade professora Filomena.

    ResponderEliminar
  2. As coisas que eu continuo a aprender com vocês! Parabéns a todos.

    ResponderEliminar