Metodologia
A informação deste estudo foi recolhida no mês de abril
de 2016. As entrevistas foram realizadas de uma forma direta, pessoal, na sala
de aula, em papel.
Universo
Quarenta e seis alunos do 4.º ano das turmas L4A e L4B do
Centro Educativo das Lagoas.
Amostra
A amostra coincide com o universo, visto que todos os
alunos das turmas envolvidas no projeto foram entrevistados.
Tratamento dos dados
Após a receção das entrevistas, todas foram revistas, não
foram detetadas falhas de preenchimento, logo todas foram consideradas válidas.
Após estas fases de tratamento, o estudo foi tabulado.
Principais conclusões:
-76,76% dos alunos do 4.º ano afirmam que é habitual
comprar sumos ou refrigerantes na sua casa e 17,02% diz que não.
- 58,69% dos alunos afirmam que os sumos que
refrigerantes que se costuma comprar nas suas casa é o Sumol, seguido da
Coca-Cola com 54,34% e do Ice tea com 54,34%.
-60,86% dos alunos do 4.º ano afirma não trazer bebidas
para o lanche escolar e 34,78% diz que sim.
-Dos alunos que afirmam trazer bebidas para o lanche
escolar, 37,5% diz que trazer leite, 31,25% iogurte e o Ice tea, o Bongo e o
Compal são trazidos por 18,75%.
-A grande maioria, 91,3%, dos alunos bebe leite escolar.
-Dos alunos que afirma beber leite escolar, a grande
maioria, 95,2% bebe leite com chocolate.
-100% dos alunos entrevistados considera a água benéfica
para a sua saúde e 71,73% considera o leite.
-84,72% dos alunos afirma consumir leite, 54,34% diz
Coca-cola e 52,17% refere o Sumo, seguido do Ice tea com 47,82%.
-54,34% dos alunos afirma ter o hábito de ler os rótulos
e 32,6% diz que não lê.
-60,86% dos alunos não sabe que quantidade de açúcar
contêm as bebidas que ingerem habitualmente e apenas 30,43% dos alunos afirma
saber.
As bebidas selecionadas para o painel foram as que os
alunos indicaram na questão 1.1 do inquérito "1.1– Se sim, indica os nomes
dos sumos ou refrigerantes que se costuma comprar em tua casa.", ou seja,
Àgua, Coca-cola, Sumol, Red bul, Cerveja, Ice tea, Compal e Seven up.
O cálculo dos valores de açúcar nos recipientes do painel foi feito através de pesquisas de rótulos das bebidas.
Os alunos convidaram alguns pais e professoras para jogar ao jogo “Os rótulos e as bebidas”. A atividade foi um sucesso e uma revelação para a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário