sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Projetos NEPSO/Ciência da Escola/Eco-Escolas - Uma semana dedicada à Reciclagem do papel - Do velho se fez novo na EB das Lagoas

 
Inserida na semana “Plantar Portugal” a nossa escola esteve a reciclar papel.
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos.

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do quotidiano. Quando deixa se ser utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante o seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém a sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. 

A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos a contribuir para a protecção do meio ambiente, pois árvores deixam de ser cortadas. 

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. 

Para mudar este cenário é preciso entender a importância da reciclagem do papel e os benefícios que ela traz para o planeta:
• Poderíamos evitar o corte de 20 a 30 árvores adultas na reciclagem de uma tonelada de papel;
• A produção de papel reciclado pode economizar até 80% de energia se comparada à produção do papel virgem;
• Na produção de cada tonelada de papel novo são gastos 100 mil litros de água. No caso da fabricação de papel reciclado este valor cai para 2 mil de litros por tonelada;
• A população também é beneficiada com a reciclagem de papel, já que são gerados cinco vezes mais empregos do que na produção de papel virgem e dez vezes mais do que na coleta e destinação final do lixo.
O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiénico, cadernos e livros, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.


Comece a fazer a sua parte agora, através do consumo consciente e da aplicação do papel para a reciclagem.

2 comentários:

  1. mariana lopes rodrigues27 de novembro de 2015 às 17:35

    Eu adorei e penso que voces tenham gostado

    Beijos e fofocas

    Mariana Lopes Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Foi muito fixe. Aprendemos a fazer folhas de papel. Experimente fazer em casa folhas de papel eu adorei muito foi muito divertido aliás trabalhámos em conjunto.
    Beijinhos e Abraços da vossa amiga :
    Andreia

    ResponderEliminar