segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Visita de Estudo à Portucel-Projetos NEPSO/Ciência na Escola/Eco Escolas-Turma L1.3B

No dia 23 de novembro, os alunos da turma L1.3B realizaram uma visita de estudo à Portucel de Viana ( Empresa Produtora de Papéis Industriais) no âmbito dos Projetos NEPSO, Ciência na Escola e Eco-Escola.



Há 34 anos, quando iniciou laboração em Viana do Castelo, poucos previam que a Portucel pudesse alguma vez concorrer com os gigantes europeus da produção de papel. Hoje, a empresa afirmou-se já como o quarto maior produtor europeu de cartão canelado e a Europac, o grupo espanhol que desde 2005 detém a empresa, põe a fasquia ainda mais alta - a aposta é tornar a fábrica minhota na n.º 1 da Europa. Hoje, o maior produtor europeu é a sueca Smurfit Kapa.


Há três anos que a Portucel Viana funciona com uma central de co-geração, que aproveita o vapor necessário à produção da pasta de papel para gerar energia, vendida à Rede Elétrica Nacional. A fábrica acaba por autossustentar-se energeticamente, gerando 47 MW de energia elétrica, quando necessita de apenas 19 MW para funcionar.

Esta empresa não tem problemas de qualidade ou preço do produto e tem clientes no mercado externo em números e volume crescente. Contudo, tem uma limitação à sua expansão que é o abastecimento de matéria-prima. Para além de ser o maior reciclador de papel do País e possuir uma central de biomassa de grande importância, que coloca o Alto Minho numa boa posição na política ambiental, a questão central é a diminuição e a baixa qualidade de gestão do pinhal, em especial na sua zona mais produtiva a nível nacional que é o Alto Minho.

A Portucel participa no Plano Florestal do Alto Minho, assumiu um papel de protagonista no apoio à gestão de áreas florestais, de forma a garantir a gestão eficiente da floresta e a inverter a tendência decrescente da área florestal dedicada ao pinheiro. Este facto permite a sustentabilidade ecológica do território.

Agradecemos à Portucel e ao Município de Ponte de Lima.





Sem comentários:

Enviar um comentário