quinta-feira, 9 de março de 2017

Projetos NEPSO/Ciência na Escola e Disciplina Ambiente e Mundo Rural - Um olhar sobre a compostagem - Verificação dos compostos e identificação de organismos e de microrganismos - 5.ºE

 
No dia 7 de março os alunos do 5.E deslocaram-se ao Centro de Compostagem da Quinta de Pentieiros para verificar os compostos e identificar alguns organismos e microrganismos.
O solo não é apenas terra. No início da formação do planeta não existiam solos, mas imensos blocos de pedra e muita água. Durante milhões de anos, o calor e o frio racharam a pedra; o vento e a água transformaram pedaços quebrados em areia grossa, areia fina e argila. Mas isso ainda não era solo, começou a ser quando apareceu a vida, na forma de microrganismos e, depois, de seres maiores. Nascendo, crescendo e morrendo, esses microrganismos adicionaram matéria orgânica à terra, que passou a abrigar cada vez mais organismos. Estes, ao decompor a matéria orgânica, produziam ácidos que alteravam a areia e a argila, criando novas substâncias e transformando aquela massa inativa num corpo complexo e cheio de vida: o solo.
Essas transformações continuam até hoje. Por isso existe sempre uma rocha em baixo do solo – a rocha-mãe. Não se percebe que o solo está a ser produzido porque o processo é muito lento: para formar apenas um centímetro de solo agrícola são necessários séculos.
De outra parte, os pequenos animais e vegetais do terreno são essenciais para a agricultura. O seu trabalho é variado: os pequenos canais, ou poros, feitos pelas minhocas, formigas, larvas e outros inúmeros insetos, servem para o ar circular e a água e as raízes das plantas penetrarem. Além disso, esses animais, ajudados por bactérias e fungos, trituram e decompõem a matéria orgânica, tornando os seus nutrientes disponíveis para as raízes das plantas. Também fabricam o húmus, que torna o solo fofo e armazena água e nutrientes para as plantas. Os microrganismos produzem ainda substâncias que ajudam as culturas a crescer e a defenderem-se de pragas e doenças. Como a compostagem é um processo essencialmente biológico são muitos os microrganismos que nele participam e dão o seu contributo, de acordo com as diferentes escalas de temperatura, humidade, oxigénio e pH do material a compostar. Os microrganismos que povoam o material a compostar pertencem a três diferentes classes: bactérias, fungos e actinomicetes.
Os nossos agradecimentos à Eng.ª Irene e ao Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário