segunda-feira, 11 de abril de 2016

Semana da Saúde - Palestra sobre a Pediculose - Proferida pela Enfermeira Mónica

No dia 11 de abril de 2016, foi realizado no Centro Educativo das Lagoas, uma palestra ministrada pela Enfermeira Mónica, sobre Pediculose, também conhecido como infestação de piolho.
A palestra teve por objetivo informar pais e responsáveis sobre os cuidados básicos para evitar a infestação do piolho, limpeza, além de esclarecer mitos como: Piolho voa? Quem tem piolho é sujo?

Esclarecimentos:
-Os piolhos não voam. Podem passar de uma pessoa para outra de várias maneiras, mas voando, não. E também não passa ‘pulando’, como pulga. Acredita-se que a principal forma de transmissão dos piolhos de uma pessoa para outra, seja realmente o contato cabeça/cabeça. Outras formas, como compartilhar pentes e escovas, bonés e até o mesmo travesseiro, também podem ser importantes.

-Lavar a cabeça diariamente com shampooou sabonete comuns elimina o piolho. Não é bem assim. Os piolhos são bastante resistente  à água quente do nosso banho e aos sabonetes e shampoos comuns. Cabelo limpo e cheiroso portanto, pode ter muito piolho.

-A penteação com pente fino diminui muito as hipóteses de infestação, e permite que as pessoas percebam logo a presença do parasita. É importante saber que na verdade a penteação acaba sendo a mais eficiente forma de controle.
Pessoas com cabelo curto e liso tem menos pilho. O que acontece é que cabelos desse tipo, apenas facilitam a visualização e catação dos insetos e lêndeas.


Conclusão:
A penteação frequente com pente fino é o método mais eficaz de controle, além de ter obviamente o mais baixo custo. Incentivando os pais a fazerem regularmente (toda semana) a penteação das crianças em idade escolar, altas infestações podem ser evitadas.

Os nossos agradecimentos à Enfermeira Mónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário