segunda-feira, 18 de abril de 2016

Um dia dedicado à comida vegetariana e vegan na EB das Lagoas - Projetos Eco-Escola, Ilídio Pinho "Ciência na Escola", NEPSO e da Semana da Saúde do Agrupamento de Escolas de Arcozelo

No âmbito do tema “Um olhar sobre a Pegada Ecológica” e dos projetos Eco-Escola, Ilídio Pinho "Ciência na Escola", NEPSO e da Semana da Saúde do nosso Agrupamento que a nossa escola está a trabalhar este ano letivo e do Dia da Terra, promovemos um dia dedicado à comida vegetariana e vegan.

A alimentação humana mudou nas últimas gerações. Consumimos cada vez mais proteínas de origem animal. Estudos recentes da ONU e FAO (Órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) demonstram que a alimentação humana atual é uma das maiores formas de degradação e poluição ambiental existentes.

Todo o processo de produção e consumo de carne, peixe, frangos, ovos, leite, porcos, entre outros, destinados à alimentação humana são responsáveis por: produção de grande parte dos gases que provocam o efeito estufa; destruição de florestas originais e perda da biodiversidade; contaminação de rios, lagos, lençóis de água, aquíferos e mares; contaminação do solo; exaustão e esgotamento das fontes naturais de água potável; diminuição da capacidade nutricional de alimentos vegetais; aumento da concentração de rendimento e consequente aumento da pobreza; criação e manutenção de muitas doenças.
Todos os animais produzem excrementos e/ou gases que emitem substâncias que provocam o efeito estufa. Segundo a FAO, a criação desses animais é responsável pela emissão de 18% dos gases do efeito estufa, número superior ao emitido pelo setor de transportes.

Uma das fontes de emissão de gases do efeito de estufa está no uso da energia até que os produtos animais cheguem às nossas mesas.

Desde a produção de grãos para consumo animal, o seu transporte, a criação, o abate, o congelamento, o armazenamento, o processamento, o transporte refrigerado (ou não), as arcas refrigeradas do supermercado e por fim as nossas arcas e frigoríficos domésticos, são todos parte do processo de consumo de energia e portanto emissores de gases do efeito estufa em potencial.

Para produzir animais destinados ao nosso consumo, precisamos alimentá-los. Cerca de metade da superfície agrícola da Terra tornou-se pasto, não se contabilizando a área destinada à produção de grãos para ração.
A produção de animais polui solo e rios com toneladas de excrementos diários e matéria orgânica oriunda do abate. Com o uso de antibióticos e outras substâncias, a contaminação torna-se mais perigosa, chegando à cadeia alimentar humana por vias indiretas, como a ingestão de água e vegetais.
Sabia que para produzir um quilo de carne de aves/galinha são necessários 2,8 a 4,5 litros de água, um quilo de carne de boi gasta 13,5 a 20,7 e carne de porco 4,6 a 5,9 litros de água.
Para dinamizar este dia convidamos a dona Helena, vegetariana nos últimos 15 anos que orientou as cozinheiras da nossa cantina na confeção do nosso almoço vegetariano, esparguete com legumes e salsicha de soja e a sobremesa vegan, um creme confecionado com cenoura e laranja.

Vejam a nossa aventura pela cozinha vegetariana e vegan.

Sem comentários:

Enviar um comentário