quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Encontro com Cristina e Daniel Completo

Hoje, viveram-se momentos únicos na biblioteca da nossa escola, nos quais se associaram a música e a ilustração à leitura. Para isso, tivemos o gosto de receber novamente o músico Daniel Completo e, pela primeira vez, a ilustradora Cristina Completo.
Sobre Daniel Completo já sabemos que nasceu em Lisboa a 3 de junho de 1964 e se licenciou em Educação Musical, iniciando a sua atividade como professor do ensino básico no ano de 2000. Unindo a música com as palavras, Daniel Completo esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa, integrando o grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" durante 15 anos, nas décadas de 80 e 90.
Gravou o seu primeiro trabalho a solo – Finisterras – em 2005. Com o decorrer dos anos os caminhos foram mudando, e os estilos musicais foram-se vocacionando para os mais novos. 
Depois de editar vários trabalhos infantis, em 2010 fez uma parceria com a escritora Luísa Ducla Soares e são já vários os livros da escritora que contam com a sua participação na área da música. Dos pés à cabeça, O jantar dos animais e Quem dá asas às palavras?, que hoje nos vem apresentar, são disso exemplo. Mas hoje não vem sozinho, faz-se acompanhar pela ilustradora Cristina Completo, responsável pelas ilustrações dos livros Dos pés à cabeça e O jantar dos animais e, também, O Eco da Ecologia, obra que trouxe Daniel Completo até nós no ano passado, entre muitos outros.
Cristina Completo nasceu em Angola em 1965.
Licenciada pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, iniciou o seu percurso através da sua formação em pintura, começando a dedicar-se à ilustração a partir do ano 2008. Com cerca de uma dezena de livros ilustrados para a infância de vários escritores consagrados na área da literatura infantil, destacando-se Luísa Ducla Soares e José Fanha. Em 2010, foi uma das fundadoras da editora Oficina Canto das Cores onde escritores, músicos e ilustradores se juntam, através de diferentes linguagens, contribuindo para despertar nas crianças o gosto pela leitura. Atualmente concilia a ilustração com o ensino de Artes Visuais, desenvolvendo também regularmente visitas de autor com ações de incentivo à ilustração junto de Câmaras Municipais, escolas, bibliotecas e feiras do livro.

Obrigado Cristina e Daniel Completo, por terem estado hoje connosco e pela maravilhosa aguarela que a Cristina nos ofereceu.

Aqui fica uma parte da reportagem para revivermos com muito carinho, a doçura que nos foi transmitida neste encontro.




Sem comentários:

Enviar um comentário