quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Projeto NEPSO-Visita de estudo ao Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas-O que são as abelhas? A forma de se comunicarem e orientarem-Turma L4A

Os alunos do 4.º ano realizaram uma visita de estudo ao Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas, para uma visita guiada pelo Eng.º Paulo à exposição que está patente neste Centro com o tema “As abelhas”. Através das preciosas e esclarecedoras explicações do Eng.º Paulo enriqueceram os seus conhecimentos e as suas pesquisas. 
Descobriram que a vida das abelhas é tão fascinante que desde o início da civilização elas estavam presentes entre os povos de cultura, sendo consideradas pelos gregos e egípcios, há mais de 500 anos antes de Cristo, como o “ Símbolo do bem-estar”. 
As abelhas são os únicos animais, além dos humanos, que são conhecidos por compartilhar uma comunicação simbólica complexa. Até o momento, muitas pesquisas científicas foram realizadas em colónias de abelhas produtoras de mel, incluindo as variedades de abelhas sem ferrão, a fim de compreender melhor os seus padrões de comunicação. 

Como é que as abelhas comunicam entre si?
.Movimento e Dança
.Os odores e os feromônios 
.Partilha dos alimentos 

Como é que as abelhas se orientam? 
.A abelha utiliza o sol como sua bússola 
.As abelhas são capazes de se orientar mesmo após o por do sol 

As abelhas Apis mellifera usam tanto o cheiro (67%) como a dança (33%) para se comunicar. 

As abelhas sem ferrão não realizam danças, comunicando-se por sinais sonoros e sinais químicos (trilhas de cheiros). 
 As mamangavas (Bombus) não produzem sons nem danças, sendo as abelhas mais primitivas quanto a comunicação. 

 Devido ao complexo sistema de órgãos sensoriais (antenas, olhos) e das danças, as abelhas Apis mellifera apresentam um dos mais perfeitos sistemas de comunicação entre os animais.


Os nossos agradecimentos ao Eng.º Paulo e ao Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas!

2 comentários: