No passado dia 19 de outubro, nas instalações da Direção Geral de Educação, reuniu o júri para deliberar sobre a classificação dos trabalhos que se apresentaram ao concurso do Soldado Desconhecido ao Soldado Conhecido, promovido em conjunto pela Direção Geral da Educação (DGE), pela Comissão para a Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial e pela Fundação Vox Populi, em parceria com a Associação dos Professores de História e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST).
A nossa escola conseguiu o 2.º lugar com trabalho “Um olhar sobre António de Sá Leones”, apresentado por alunos do 5º ano que este ano letivo estão no 6.º ano.
A saga vivida por estes alunos contagiou toda a comunidade envolvente, não só por terem reposto a verdade quanto à verdadeira identidade do soldado António de Sá Leones, mas, também o espírito e dedicação a que estes verdadeiros ratos de biblioteca já nos habituaram. Muitos parabéns a todos! Para a Escola Básica de Lagoas foi um prazer abraçar este projeto.
"A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem, mas não se massacram."
(Paul Valéry)
António de Sá Leones nasceu a 1 de setembro de 1894 e foi um soldado da Brigada do Minho, no Regimento de Infantaria 3, onde estavam inseridos todos os soldados de Ponte de Lima. Morreu a 9 de abril de 1918, na Batalha de La Lys, em França.
Local de sepultura: Ignora-se
O nosso muito obrigado à Fundação Vox Populi por ter promovido este desafio.
Agradecemos a todos os que nos ajudaram ao longo das nossas pesquisas, Arquivo Municipal de Ponte de Lima, Padre de Moreira de Lima, Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Lima e Dr. Mário Leitão.
Sem comentários:
Enviar um comentário