quarta-feira, 2 de novembro de 2016

2.º Lugar no Concurso “Do soldado desconhecido ao Soldado Conhecido” com o trabalho “Um olhar sobre António de Sá Leones”

No passado dia 19 de outubro, nas instalações da Direção Geral de Educação, reuniu o júri para deliberar sobre a classificação dos trabalhos que se apresentaram ao concurso do Soldado Desconhecido ao Soldado Conhecido, promovido em conjunto pela Direção Geral da Educação (DGE), pela Comissão para a Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial e pela Fundação Vox Populi, em parceria com a Associação dos Professores de História e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST).

A nossa escola conseguiu o 2.º lugar com trabalho “Um olhar sobre António de Sá Leones”, apresentado por alunos do 5º ano que este ano letivo estão no 6.º ano.



A saga vivida por estes alunos contagiou toda a comunidade envolvente, não só por terem reposto a verdade quanto à verdadeira identidade do soldado António de Sá Leones, mas, também o espírito e dedicação a que estes verdadeiros ratos de biblioteca já nos habituaram. Muitos parabéns a todos! Para a Escola Básica de Lagoas foi um prazer abraçar este projeto. 

"A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem, mas não se massacram."
(Paul Valéry)

António de Sá Leones nasceu a 1 de setembro de 1894 e foi um soldado da Brigada do Minho, no Regimento de Infantaria 3, onde estavam inseridos todos os soldados de Ponte de Lima. Morreu a 9 de abril de 1918, na Batalha de La Lys, em França.

 Local de sepultura: Ignora-se

O nosso muito obrigado à Fundação Vox Populi por ter promovido este desafio.

Agradecemos a todos os que nos ajudaram ao longo das nossas pesquisas, Arquivo Municipal de Ponte de Lima, Padre de Moreira de Lima, Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Lima e Dr. Mário Leitão. 

À família de nosso soldado, que nos abriu as portas de sua casa, um agradecimento muito especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário