quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Disciplina Ambiente e Mundo Rural/Projeto NEPSO - Dia da Floresta Autóctone - 6.º D

Celebra-se hoje o Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores no da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.


A floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos..., e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.

Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones.


“O que Somos é o que Fazemos e o que Fazemos é o que o Ambiente nos faz Fazer”
John Watson

Os nossos agradecimentos ao Eng.º Lourenço e ao Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário