sábado, 5 de novembro de 2016

Disciplina Ambiente e Mundo Rural/Projetos NEPSO e Ciência na Escola – Vermicompostagem - Anatomia/fisiologia da minhoca - 5.ºE

A  Eisenia fétida ou minhoca Vermelha da Califórnia é considerada a melhor minhoca para a vermicompostagem, pois produz húmus e tem uma elevada capacidade de reprodução.
A minhoca é um verme ao Filo annelida (annelus, pequeno anel), do qual fazem parte os vermes segmentados, cujo corpo é alongado e composto de segmentos ou metâmeros em forma de anel, muito semelhantes uns aos outros e formados por nervos, músculos e órgãos dos aparelhos excretores, circulatório e reprodutor.
Quanto ao sexo, são hermafroditas incompletos, isto é, cada indivíduo possui os dois sexos (masculino e feminino normais), mas é necessário a união de duas minhocas para que haja fecundação e, em consequência, a reprodução.
Ocorpo é todo revestido por uma camada quitinosa sobre um epitélio que possui células sensitivas e glândulas celulares. O seu celoma (cavidade interna) é muito desenvolvido e dividido por septos.
O  trato digestivo é tubular e completo, percorrendo todo o comprimento do seu corpo desde a boca até ao ânus.
O sistema circulatório é do tipo fechado e possui vasos sanguíneos longitudinais que possuem ramos laterais em cada segmento.
O seu plasma sanguíneo (sangue) possui hemoglobina dissolvida e amebócitos livres. Sua respiração é feita pela epiderme, ou seja, é cutânea.
O  sistema excretor é formado por um par de nefrídios existentes em cada segmento (anel), pelos quais os excrementos do celoma e da corrente sanguínea são expelidos para o exterior.
O sistema nervoso é formado por um par de gânglios cerebrais ligando-se a um cordão nervoso mediano ventral estendendo-se ao longo de todo o corpo. Possui ainda um gânglio e pares de nervos em cada segmento, ou seja, células e órgãos do tato, do paladar e da perceção da luz, pois as minhocas são cegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário