terça-feira, 8 de novembro de 2016

Projetos NEPSO e Ciência na Escola - Campanha de recolha de óleos alimentares usados

Os óleos alimentares usados (OAU) são, geralmente, lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais ou colocados no lixo, provocando a poluição da água e do solo, bem como a obstrução dos filtros existentes nas ETAR's, constituindo um obstáculo ao seu adequado funcionamento.

Calcula-se que, em Portugal, sejam produzidos cerca de 125.000 toneladas anuais de OAU, mas apenas 3.000 são recolhidas.

O óleo recolhido e posteriormente reciclado será transformado em combustíveis alternativos aos derivados do petróleo. Será utilizado no fabrico de sabão, velas e na produção de combustível para os veículos automóveis, o biodiesel. 
A utilização do biodiesel em motores proporciona uma redução das emissões de dióxido de carbono, aumentando a qualidade do ar que respiramos.


Para reciclar o óleo alimentar usado deve:
1 - Guarde o óleo usado na fritura numa garrafa de plástico com o apoio do funil (atenção: não coloque o óleo quente na garrafa);

2 - Quando a garrafa estiver cheia, feche muito bem;

3 - Entregue a garrafa de óleo na Escola Básica de Lagoas.

Nunca deite no Oleão - o Óleo lubrificante, por ser um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado.

Participe, junte o óleo alimentar usado produzido em sua casa 
e traga-o até à nossa Escola!

Juntos podemos fazer a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário