segunda-feira, 29 de maio de 2017

Programa Eco-Escolas - Desafio “Criar com estilo” no âmbito do projeto Roupas Usadas Não Estão Acabadas – Turma L2A

O tema do ano 2016-17 é “A Minha Terra em Tecido” e prevê a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região. A ideia é ver representado num pedaço de tecido um ícone local, uma referência gastronómica, uma dança tradicional, um monumento, entre muitas outras opções. No final do concurso, os pedaços de tecido serão cozidos e formarão uma manta gigante onde estarão representadas as várias regiões de Portugal.


Memória Descritiva
Uma vez que a Escola Básica de Lagoas pertence ao Agrupamento de Escolas de Arcozelo, no concelho de Ponte de Lima, os alunos recriaram em terceiro plano, a ponte romana e medieval que atravessa o Rio Lima. Também no mesmo plano está representada a igreja de Santo António já na freguesia de Arcozelo, mesmo ao lado da ponte, ambas fazendo parte do “cartão-de-visita” da vila mais antiga de Portugal.

Estando a escola inserida num ambiente natural, rico em biodiversidade, está representado em segundo plano, através de um tecido estampado com formas e cores sugestivas a paisagem florestal, assim como o guarda-rios, espécie característica deste meio.

Em primeiro plano está representado um lago com nenúfares e a rã ibérica, elementos estes característicos da fauna e flora deste habitat natural.

Foram utilizados diferentes tecidos de roupas usadas, assim como vários pontos de bordar, como forma de enriquecer alguns elementos que compõem este retalho. Foi utilizado o plástico reciclado, como forma de realçar a ave.

Sem comentários:

Enviar um comentário