domingo, 30 de março de 2014

Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais - Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

O aparecimento do sol permitiu que fossemos conhecer um pouco melhor a Lagoa de S. Pedro de Arcos, ao Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e, após uma breve apresentação, vimos o filme sobre a Área Protegida.
Depois, saímos para uma visita ao Percurso da Lagoa, com 1,6 Kms, e aprendemos mais algumas coisas sobre a fauna e flora deste lugar.
Ficamos a conhecer a sinalética que aponta os diferentes percursos, vimos onde mora a planta orvalhinha e, mesmo ao lado, observamos o pequeno charco que as rãs adoram.
Conhecemos o fruto do carvalho e ficamos a saber que também é uma planta medicinal.
Distinguimos entre o amieiro e o salgueiro, ficando a conhecer as suas propriedades medicinais e para que se utiliza a sua madeira.
Nos postos de observação adoráramos espreitar pelos binóculos para a lagoa. Embora não se registasse muita afluência de aves, ainda conseguimos avistar corvos marinhos e patos.
Ficamos a conhecer algumas plantas mais sensíveis e características desta zona, nomeadamente o feto-real e a violeta de água.

2 comentários:

  1. Sempre a aprender, gostei de ver a vossa atenção e entusiasmo na atividade! Eva

    ResponderEliminar
  2. mariana lopes rodrigues1 de abril de 2014 às 22:32

    gostei muitoooooooooooooooooooo


    beijinhos mariana lopes rodrigues

    ResponderEliminar