No dia 24 de abril realizou-se na Biblioteca do nosso centro educativo a 2.ª palestra com o tema “Plantas aromáticas e medicinais e aproveitamento de resíduos florestais na sustentabilidade do Planeta”, no âmbito do Projeto Missão UP/Unidos pelo Planeta, e contou com a presença do senhor Presidente do Município engenheiro Vítor Mendes, do Vice-Presidente do Município Gaspar Martins, do Vereador da Educação Doutor Paulo Sousa, do subdiretor do agrupamento Professor José Carlos Fernandes, do Chefe da Unidade de Recursos Naturais e Rurais do Município Engenheiro Gonçalo Rodrigues, da Técnica do Serviço da Área Protegida Doutora Adélia Araújo, da Presidente da Associação de Pais Isabel Vilaverde, da Coordenadora de Estabelecimento Professora Manuela Pinto e de toda a comunidade escolar.
A floresta é uma grande farmácia que ainda não foi totalmente descoberta, cheia de princípios ativos que algum dia serão utilizados pela humanidade. Cerca de 25% dos remédios dos países desenvolvidos e 75% dos remédios dos países em desenvolvimento são feitos com plantas medicinais. A partir desses dados vê-se como é indispensável a conservação deste património que pode ser explorado sem ser destruído. Quando a floresta é preservada, sucede também uma preservação do seu banco genético, que pode futuramente ser utilizado em novas tecnologias. Como, por exemplo, fonte de genes para o melhoramento de espécies florestais e para aumento da qualidade e da produtividade.
A Área Protegida das Lagoas pode ser utilizada com o propósito de pesquisa e educação promovendo a sua valorização.
Os alunos apresentaram as pesquisas que realizaram sobre as plantas aromáticas e medicinais e declamaram algumas quadras que ilustraram a importância e beleza dessas plantas.
Todos os presentes foram convidados a registar a sua opinião sobre a palestra num livro de registos e salientaram a importância desta iniciativa e deste projeto.