quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alojamento com 'Mantas de Retalhos'

Ao longo do ano letivo 2012/2013, e no decorrer do Programa de Apoio às Áreas Projeto do Serviço Educativo, foram chegando à Área Protegida retalhos de tecido caracterizados pelas crianças, com o apoio das suas famílias.
Esses retalhos, que representam o tema em que se encontravam inscritos, foram unidos em mantas, que estiveram em exposição no Centro de Interpretação Ambiental nos meses de junho a setembro. 
Como forma de dar a conhecer o trabalho de educação ambiental a todos os que nos visitam, e cumprindo o propósito da sua criação, as 'Mantas de Retalhos' foram distribuídas pelos diversos equipamentos de alojamento do Serviço Área Protegida.



Está patente ao público, no Centro de Interpretação Ambiental, até ao início de setembro, uma exposição denominada 'Mantas de Retalhos'.
Trata-se de um projeto dinamizado no âmbito da unidade curricular da Área de Projeto e que contou com a participação de alunos e respetivas famílias das escolas do concelho de Ponte de Lima, nomeadamente, os Centros Educativos da Facha, Gandra, Refoios, Freixo, Trovela, Ribeira, Arcozelo, Feitosa e Lagoas. Participaram também a Eb1 de Ponte de Lima, Cabaços e os Jardins de Infância de Rebordões Souto e Santa Maria, Brandara, Cepões, Serdedelo, Ponte de Lima e Calheiros.
Assim, ao longo do ano letivo foram confecionados mantas com diferentes temas, encontrando-se expostas nesta mostra, sendo no futuro utilizadas no alojamento do Serviço Área Protegida.
De realçar a envolvência de toda a comunidade escolar, alunos, professores e cerca de 750 famílias, que recolheram retalhos de diversos tecidos, que foram trabalhados com bordados, colagens e outros materiais, formando uma manta por cada turma.
No final o resultado saldou-se com 30 mantas e painéis, expostos no Centro de Interpretação Ambiental, para apreciar até ao mês de setembro.



Fonte da notícia: http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt

O outono

 O outono na turma L1A


A sala LJ4 no mundo da Quinta dos Penteieros

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Projeto a Floresta

No mês de outubro a turma do L2B marcou o início da Área Projeto "Floresta Amiga", integrada no Serviço Educativo da Área Protegida para o ano letivo 2013/2014. A primeira sessão foi dedicada à apresentação do programa de atividades e das visitas agendadas à Área Protegida e Quinta de Pentieiros. Dada a proximidade do CE das Lagoas à Quinta de Pentieiros, a apresentação da Área Projeto foi realizada na sala de aula, seguida de uma visita à Quinta Pedagógica. Os alunos recolheram bolotas que, após o teste para verificar se estariam aptas, foram semeadas em copos de plástico. As restantes bolotas foram dadas às cabras. No final da sessão, os alunos levaram os "vasos" para a sala de aula para que, ao longo do ano letivo, possam observar o desenvolvimento de um carvalho.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projeto "Produção vegetal"

Os alunos do  LJ1 visitaram a quinta de Pentieiros no âmbito do Projeto" Produção vegetal".
Aqui ficam algumas fotografias e registos dos alunos.

domingo, 27 de outubro de 2013

Projeto "Escutar, Ler... Imaginar e Aprender"

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, no âmbito do Projeto "Escutar, Ler... Imaginar e Aprender" dinamizou o conto infantil "Bruxinha Luna e as Três Pedras Mágicas"
A obra é da autoria de Alice Cardoso e tem ilustrações de Luís Valente, sendo destinada a crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. 

A forma como a história foi contada "conduziu-nos" a um mundo encantado onde os personagens entram facilmente no nosso imaginário. Foi lindo! 

Luna foi visitar a sua melhor amiga, a princesa Jade, que vivia no Reino da Harmonia. Mas, algo de errado se passava! Havia lixo espalhado pelo chão, os animais pareciam doentes e as pessoas andavam tristes. O malvado feiticeiro Lacrau roubou as três pedras mágicas! Disposta a devolver a harmonia àquele reino outrora maravilhoso, a pequena bruxinha partiu em busca do temível feiticeiro. Luna sabia que ele se escondia num castelo em ruínas junto a um grande pântano… 

Conseguirá Luna resgatar as três pedras mágicas? 
Se quiser saber mais leia o livro e  descubra o final desta história recheada de magia.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro

O Centro Educativo das Lagoas comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Os alunos trouxeram de casa algumas peças de fruta e fizeram uma sobremesa saudável, espetadas de fruta, que foi servida ao almoço. A associação de Pais colaborou na confeção de um lanche saudável, servido ao meio da manhã, que consistiu num copo de sumo de laranja, pão com marmelada e doce de abóbora. 
As funcionárias da cozinha construíram uma Roda dos Alimentos e decoraram uma mesa com produtos da época, para relembrar aos alunos a importância destes alimentos na alimentação diária. 
Os alunos do pré-escolar assistiram a um teatro de fantoches dinamizado pelos seus educadores.
O Serviço Área Protegida, também esteve presente na celebração, no Espaço Ciência Divertida. Com o objetivo de reforçar a prática de bons hábitos alimentares, não esquecendo o elemento central da roda dos alimentos, a Água, os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de preparar sobremesas saudáveis, à base de fruta, e de explorar os frutos e legumes da Quinta de Pentieiros, identificando as partes das plantas que utilizamos na nossa alimentação. A atividade terminou com a leitura de uma história em que os frutos e legumes são personagens principais. 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais

A Área Projeto, promovida pela Quinta dos Pentieiros, "Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais", integrada no Serviço Educativo, iniciou no mês de outubro o trabalho que se irá prolongar por todo o ano letivo de 2013/14.
Nesta sessão, sob o tema "Iniciação à temática das Aromáticas e Medicinais", os alunos tiveram noções sobre: o que são as plantas aromáticas e medicinais, para que servem, partes usadas e contributo para o meio-ambiente.
Foi, ainda, proposto às turmas uma tarefa anual a ser efetuada em conjunto com as famílias.
Como trabalho prático as crianças tiveram oportunidade de visitar o Campo de Aromáticas e Medicinais da Quinta de Pentieiros.
Já no local tiveram contacto com as diferentes espécies aí existentes e breve noção das suas utilidades.
Observaram, também, as placas identificativas das diversas plantas.
Foi apresentada uma proposta de trabalho, às turmas, para a "adoção" de uma planta aromática e medicinal, constando este projeto, num registo que os alunos irão efetuar ao longo do ano letivo. A proposta foi acolhida com agrado por parte dos alunos e professoras.
A sessão terminou com uma breve visita a outros espaços da Quinta de Pentieiros.
Participam nesta Área Projeto a Turma L3/4 das Professoras Deolinda Sousa e Olga Ramalho e a Turma L3A da Professora Benvinda Duarte do Centro Educativo das Lagoas.




Fonte da notícia: http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt
Técnica autora: Adélia Lima

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IV Abraço ao Rio Lima - Ponte de Lima celebrou o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso - 1 de outubro

O Município de Ponte de Lima, através do Serviço Área Protegida, celebrou o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso, promovendo pela quarta vez consecutiva o Abraço ao Rio Lima. 
A ação, dirigida aos mais novos e aos mais velhos, promoveu um encontro intergeracional, contando com a participação dos utentes de instituições de apoio à terceira idade, como a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima; Centro Comunitário de Refoios, Casa de Caridade de Ponte de Lima; Centro Paroquial e Social de Fornelos e Centro Social de S. Martinho da Gandra. 
Ao nível da comunidade escolar, destaque para a presença de um grupo de 100 crianças e professores de Xinzo de Limia, localidade galega onde nasce o Rio Lima, na Serra de S. Mamede, geminada com Ponte de Lima; e dos Centros Educativos de Ponte de Lima, das Lagoas, da Ribeira, da Correlhã e o Jardim-de-Infância de Brandara, totalizando cerca de 1200 participantes. 
De realçar a colaboração de outras instituições, nomeadamente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e da Unidade de Saúde Familiar Lethes que unem esforços no sentido de alertar e sensibilizar para a necessidade da preservação do recurso hídrico mais importante do concelho de Ponte de Lima. 
A par da ação simbólica que é o Abraço ao rio Lima, esta iniciativa também promoveu um Pedypaper denominado "rio lima", enquanto os alunos do ensino especial e os seniores participaram numa ação preparada pela Unidade de Saúde Familiar Lethes, sobre a água na saúde. 
Os alunos do Curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Ponte de Lima fizeram pinturas faciais ao longo da manhã com os vários grupos. O Abraço ao Rio Lima registou-se ao meio-dia com centenas de crianças e utentes de instituições de acolhimento sénior  a unirem simbolicamente as duas margens do Rio Lima, com palmas e felicitações ao Lima. 
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, acompanhado pela Vereadora do Ambiente, Eng. Estela Almeida, marcou presença na iniciativa como forma de mostrar a importância desta ação e do Rio Lima.


Fonte da notícia: http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/noticia.php?id=543