quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação - Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis

A nossa escola comemorou o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, foi uma oportunidade para relembrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
As frutas e os legumes são elementos essenciais nas refeições. Fornecem vitaminas, minerais, fibras e muitas outras substâncias com benefícios para a nossa saúde. 
 

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a importância de incluirmos estes alimentos na nossa dieta alimentar e recomenda a Pirâmide da Dieta Mediterrânea: um estilo de vida atual.



Este ano letivo, dedicámos uma atenção especial às boas maneiras à mesa. Boas maneiras são um cartão de apresentação principalmente quando se está em grupo. 

Aqui ficam algumas recomendações: 

-As crianças adoram ajudar, por isso deixe-as ajudar a preparar o jantar, não tenha medo de pedir para fazer determinada tarefa – para além das crianças se divertirem, aprendem a ajudar.

-Tal como é de extrema importância ensinar a dizer “obrigado(a)”, também é de extrema importância ensinar o “não obrigado(a)” . Por vezes, uma criança quando está à mesa e lhe é perguntado se pretende repetir algum alimento, ou surge outra situação semelhante, ela deve saber responder “não obrigado(a)”. 

- A criança deve conseguir estar sentada de forma correta, com o guardanapo no colo e sem os cotovelos pousados na mesa. 

-Ensine as crianças a agradecer pela refeição a quem a preparou e a experimentar um pouco de cada coisa.

-Ainda que nos dias de hoje se coma de forma rápida, pelo menos os talheres, os pratos, os guardanapos e os copos devem ser sempre colocados à mesa.

-Peça às crianças para porem a mesa e ensine-lhes onde devem colocar os talheres (faca do lado direito, garfo do lado esquerdo e colher do lado direito), o guardanapo do lado direito, copo em frente à faca.

-Em vez de cada um ir começando a comer ensine as suas crianças a esperar que todos estejam servidos para poderem começar a comer. 

-Nunca se fala enquanto se estiver a mastigar, nem se mastiga de boca aberta. 

-Quando se termina de comer, os talheres devem ser colocados juntos e paralelos no centro do prato com as bases voltadas para baixo.

-O esforço de fazer as refeições em família deve ser preservado, para tornar os momentos em família em momentos fundamentais para o bom desenvolvimento emocional da criança. 

-É muito importante que uma criança desenvolva as suas capacidades sociais; e que melhor lugar que a mesa de refeição para o fazer? 

Sem comentários:

Enviar um comentário