sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Projeto NEPSO - Palestra "As abelhas e a vida na Terra"

No dia 15 de janeiro foi realizada, no Centro Educativo das Lagoas, uma palestra com a temática “As Abelhas e a vida na Terra”. Esta decorreu no âmbito dos projetos em que a escola está envolvida, NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) e Ciência na Escola promovidos pela Fundação Vox Populi e pela Fundação Ilídio Pinho, respetivamente.
O objetivo desta ação foi consciencializar a comunidade escolar para a importância da preservação das abelhas, uma vez que são responsáveis por aproximadamente 75 % da polinização mundial. 
A palestra, muito bem apresentada pelos alunos, suscitou o interesse de todos os presentes.



Participaram representantes do município de Ponte Lima, da direção do Agrupamento, da APIMIL (Associação Apícola do Minho), da AANP (Associação dos Apicultores do Norte de Portugal), das Juntas de Freguesia, alunos, professores, pais/encarregados de educação e comunidade. Contou com as intervenções: do Eng.º Miguel Maia; dos apicultores João Valente e João Barros; do Vereador da Educação, Paulo Sousa; do Diretor do Agrupamento, professor Manuel Amorim; do Eng.º Paulo do Serviço da Área protegida das Lagoas e da Coordenadora de Estabelecimento, Manuela Pinto. 
No decorrer da explanação do tema, o apicultor João Valente mostrou uma armadilha automática não poluente que construiu para a Vespa Velutina, explicando a sua construção.


O Eng.º Miguel Maia fez uma abordagem geral à vida das abelhas, salientando os produtos apícolas,  as características da Vespa Velutina e o impacto destas na apicultura.

   

O apicultor João Barros falou da sua experiência como apicultor e dos prazeres que esta atividade lhe oferece.

A finalizar a palestra, alunos e pais/encarregados educação colocaram algumas questões aos oradores, as quais estimularam o debate. Nesta sessão foi entregue ao Diretor do Agrupamento, professor Manuel Amorim e ao Vereador da Educação, Dr. Paulo Sousa, um documento com os resultados do estudo que a escola levou a cabo no ano letivo anterior no âmbito do Projeto NEPSO e com o qual a escola alcançou o prémio Melhor Trabalho do 1.º Ciclo a nível Nacional. Todos os presentes salientaram a importância desta iniciativa. 

   
Os nossos agradecimentos a todos os presentes.

2 comentários:

  1. Achei a palestra muito interessante.
    Com as pesquisas, as visitas de estudo e os trabalhos que elaboramos, aprendi que as abelhas são um inseto muito importante para a sustentabilidade do planeta e para a raça humana.

    ResponderEliminar
  2. mariana lopes rodrigues21 de janeiro de 2015 às 22:13

    adorei esta palestra e a armadilha estava espetacular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    mariana lopes rodrigues

    ResponderEliminar