quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Visita a algum património histórico de Estorãos – turma L3A

No dia 7 de janeiro, a turma L3A fez um percurso pelo património histórico de Estorãos. Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de 6 Km de Ponte de Lima. 
O Moinho de Estorãos é uma construção de granito, encostado à ponte sore o Rio Estorãos. A data da sua construção é desconhecida, mas pensa-se ser dos finais do séc. XVIII. 
Relativamente à ponte romana, praticamente em ruínas na década de 40, foi parcialmente restaurada em 1949. Ainda sem estudo rigoroso da ponte, pode-se considerar três grandes fases construtivas, em outras tantas épocas: à primitiva edificação romana, ter-se-á seguido uma construção medieval e, posteriormente, uma moderna. 
Da época moderna datam outros dois dispositivos relacionados com a ponte: um cruzeiro e uma alminha. O cruzeiro é uma peça restaurada nos anos 60 do séc. XX. A alminha compõe-se de espaldar reto encimado por frontão contracurvado, onde assenta uma cruz, e possui, ao centro, um painel cerâmico de carácter popular, alusivo às almas do purgatório. Tratam-se de exemplos característicos da sacralidade que, ao longo dos tempos, rodeou estas paisagens ribeirinhas.

1 comentário:

  1. mariana lopes rodrigues21 de janeiro de 2015 às 22:16

    pois eu não conhecia nada disto a sério !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    mariana lopes rodrigues

    ResponderEliminar