sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Projeto PES - Ação de Formação "Primeiros Socorros" - Turma L4B

As enfermeiras, Marlene Rodrigues e Ana Rita Sá, da ES24 de Viana do Castelo deram uma pequena, mas fundamental formação sobre Primeiros Socorros.

Os nossos agradecimentos à Associação de Pais por ter promovido esta atividade.

1 comentário:

  1. - Emergência médica, boa tarde.
    - Mande-me uma ambulância rápido! O meu vizinho acabou de desmaiar e está a ficar roxo!
    - Ele respira?
    - Acho que não. Depressa! Querem deixar o homem morrer?
    - A ambulância vai já a caminho, bem como uma equipa médica. Quer fazer alguma coisa para ajudar a salvar o seu vizinho? Sabe fazer o suporte básico de vida?
    - Eu já disse que o que quero é uma ambulância......

    Quando surge uma paragem cardíaca e/ou respiratória as hipóteses de sobrevivência para a vítima variam em função do tempo de intervenção. A medicina atual tem recursos que permitem recuperar para a vida ativa, vítimas de paragem cardíaca e respiratória desde que sejam assegurados os procedimentos adequados em tempo oportuno. Se o episódio ocorrer num estabelecimento de saúde, em princípio serão iniciados de imediato manobras de suporte básico e avançado de vida, pelo que existe uma maior probabilidade de sucesso.


    No entanto, a grande maioria das paragens cardiorespiratórias ocorre fora de qualquer estabelecimento de saúde. No mercado, no café, em casa, no centro comercial ou no meio de uma estrada. Na sequência de um acidente ou de uma doença súbita. A probabilidade de sobrevivência e recuperação nestas situações, depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando é como pedir ajuda, e iniciar de imediato Suporte Básico de Vida (SBV).

    A chegada de um meio de socorro ao local, ainda que muito rápido pode demorar tanto como ...6 minutos! As hipóteses de sobrevivência da vítima terão caído de 98% para...11%, se os elementos que presenciaram a situação não souberem atuar em conformidade.

    Em condições ideais, todo o cidadão devia estar preparado para saber fazer " SBV".
    No nosso país existe um longo caminho a percorrer neste âmbito....

    ResponderEliminar