Os alunos foram motivados para as
atividades, através de uma banda desenhada com o título “Uma
aventura no mundo dos líquidos”. A banda desenhada era constituída por quatro
páginas nas quais os alunos desenharam, registaram e completaram com
palavras alguns balões. Esta atividade envolveu as seguintes áreas
curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressão
Plástica. Os alunos foram encontrando resoluções para as questões problema, ao
longo da leitura e preenchimento da banda desenhada.
A banda desenhada contava a história
de uma maçã e de uma batata que viviam nas margens do rio Minho e que tinham o
sonho de ir até ao forte da Ínsua que ficava localizado no meio do mar. Ao
longo da sua aventura, as duas atiraram-se à água do rio (os alunos colocaram
uma maça e uma batata dentro de uma tina que continha água doce), mas surgiu um
problema com a batata, ela afundou-se.
De seguida, os alunos desenharam e
escreveram no balão a fala da batata que estava desesperada por não conseguir
flutuar. Então, as duas amigas (Batatinha e Maçãzinha) tentaram arranjar uma
solução. Foi então que a maçã sugeriu à batata que se cortasse ao meio para ver se
conseguia flutuar.
Os alunos cortaram a batata ao
meio e colocaram-na na tina, o resultado foi o mesmo, a Batatinha não conseguia
flutuar. Depois
fizeram-se cortes sucessivos na batata, desenharam e escreveram nos balões.
Desta forma concluíram que a batata não flutuava na água doce.
Então as duas amigas desistiram de ser
levadas pela corrente do rio até ao mar e foram a pé para a praia do Camarido,
que ficava localizada a poucos metros do forte.
Quando chegaram lá começaram a
pensar como poderiam atravessar o mar para chegar à Ínsua. A maçã teve uma
ideia. Aqui os alunos completaram o balão de fala da maçã e ajudaram-na a
concluir o seu pensamento, ou seja, a fruta apercebeu-se que a água do mar e a
água do rio tinham uma diferença, isto é, uma é salgada e outra é doce.
Então foi colocada uma tina com água
salgada e os alunos colocaram a Maçãzinha dentro da bacia e verificaram que
esta flutuava. Quando chegou o instante de colocarem a Batatinha, fez-se silêncio
na sala da Ciência Divertida, os alunos fecharam os olhos, nos seus rostinhos era notória uma
preocupação extrema com a Batatinha, pois já tinha sofrido tanto para chegar
até ali. Contou-se até a três e deixaram cair a batata na água,
abriram os olhos e deram pulos de alegria, bateram palmas e a felicidade estava
espantada nos seus olhos. Finalmente a nossa heroína tinha conseguido flutuar.
Depois a maçã começou a pensar se a batata não conseguiria flutuar noutros líquidos e sugeriu-lhe que experimentasse. A batata concordou e os alunos colocaram-na em vários líquidos (vinagre, óleo e azeite).
Para executar estas tarefas mediram
com as provetas 250ml de cada um dos líquidos, colocaram-nos em copos
diferentes, observaram o que acontecia e chegaram à conclusão que a Batatinha
não conseguia flutuar em nenhum desses líquidos. Estas experiências foram
registadas na banda desenhada através de palavras e desenhos.
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