Descrição do Ecossistema
A nossa escola fica situada nas zonas húmidas
da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos.
Esta área protegida surgiu da necessidade da
preservação deste espaço riquíssimo com um grande valor patrimonial e ambiental
para a região.
Pelas razões apontadas anteriormente,
decidimos representar este ecossistema no nosso painel já que é um ex-líbris da
nossa região.
No painel podemos observar a turma L13B a
visitar esta bela área, a qual passamos a descrever.
Os
alunos vão a passear junto a uma das lagoas quando observam uma lontra que
tenta apanhar um bonito barbo e ouvem um gaio a cantar pousado num freixo.
Um pequeno grupo de alunos sobe para um dos
postos de observação, onde admira um pato-real que mergulha entre vários
nenúfares e uma garça-real. Ao longe
avistam uma coruja-das-torres (ave que se encontra em significativa redução)
num grande carvalho.
Um grupo de alunos para e observa,
deslumbrado, a beleza ímpar daquele espaço calmo e verdejante. Veem algumas
aves: alvéola-branca, chapim-real, cuco-canoro, melros, guarda-rios, narceja…
Observam ainda vários tipos de plantas com as suas cores e sentem os seus
aromas: azevinho, violeta de água, vidoeiro, lírio-amarelo, dedaleira,
utriculária, amieiro, feto-real…
Nas margens da lagoa descobrem algumas relas
e a rã-ibérica que se pode observar nesta área.
Neste ecossistema existem cinco espécies de
cobras: cobra-de-perna-tridáctila, cobra-de-água-de-cola,
cobra-de-água-viperina, cobra-de-escada e a cobra-rateira. Num pequeno ramo de
salgueiro vêem um colorido sardão a bronzear-se ao sol e um lagarto-de-água, divertindo-se a apanhar moscas. Nesta aventura avistam as pegadas de javali,
geneta, ouriço-cacheiro, fuinha, raposa e corço. Estes mamíferos habitam esta
bela zona protegida, alguns deles encontram-se em perigo de extinção e são
espécies protegidas.
Com este painel esperamos que as pessoas se
interessem por esta área protegida, que a visitem mais vezes e que continuem a
cuidar dela para as gerações futuras.
Memória descritiva
Materiais: papel de cenário, rolos de papel
higiénico, jornais velhos, plantas apanhadas nas zonas húmidas da Área
Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos, papel canelado oferecido
por uma florista, sacos de plástico, desenhos da fauna e flora das zonas
húmidas, tesouras, cola UHU, esponjas, tintas, lápis de cor e lápis de pastel.
Metodologias:
Iniciou-se o projeto com um diagnóstico no
sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspeto
visual do painel, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar. Depois foi
mostrado aos alunos o tipo de painel a construir tendo em conta os critérios
regulamentados no desafio, sensibilizando-os para as características únicas nas
zonas húmidas da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos.
Para a elaboração do painel os alunos
realizaram visitas de estudo às zonas húmidas da Área Protegida das Lagoas de
Bertiandos e S. Pedro D`Arcos e fizeram pesquisas no site http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/.
Depois, em papel de cenário construí-se o painel com diferentes materiais e com
as dimensões definidas no regulamento.
Intervenientes: O projeto envolveu 24 alunos
do 3.º e 1.º anos, duas professoras, assistentes operacionais e
pais/encarregados de educação.
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