sexta-feira, 20 de maio de 2016

Programa Eco-Escolas - Desafio UHU 2016 - "O MEU ECOSSISTEMA | Photo wall"

Descrição do Ecossistema
A nossa escola fica situada nas zonas húmidas da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos.
Esta área protegida surgiu da necessidade da preservação deste espaço riquíssimo com um grande valor patrimonial e ambiental para a região. 
Pelas razões apontadas anteriormente, decidimos representar este ecossistema no nosso painel já que é um ex-líbris da nossa região.
No painel podemos observar a turma L13B a visitar esta bela área, a qual passamos a descrever.
Os alunos vão a passear junto a uma das lagoas quando observam uma lontra que tenta apanhar um bonito barbo e ouvem um gaio a cantar pousado num freixo.
Um pequeno grupo de alunos sobe para um dos postos de observação, onde admira um pato-real que mergulha entre vários nenúfares e uma garça-real.   Ao longe avistam uma coruja-das-torres (ave que se encontra em significativa redução) num grande carvalho.
Um grupo de alunos para e observa, deslumbrado, a beleza ímpar daquele espaço calmo e verdejante. Veem algumas aves: alvéola-branca, chapim-real, cuco-canoro, melros, guarda-rios, narceja… Observam ainda vários tipos de plantas com as suas cores e sentem os seus aromas: azevinho, violeta de água, vidoeiro, lírio-amarelo, dedaleira, utriculária, amieiro, feto-real…
Nas margens da lagoa descobrem algumas relas e a rã-ibérica que se pode observar nesta área.
Neste ecossistema existem cinco espécies de cobras: cobra-de-perna-tridáctila, cobra-de-água-de-cola, cobra-de-água-viperina, cobra-de-escada e a cobra-rateira. Num pequeno ramo de salgueiro vêem um colorido sardão a bronzear-se ao sol e um lagarto-de-água, divertindo-se a apanhar moscas. Nesta aventura avistam as pegadas de javali, geneta, ouriço-cacheiro, fuinha, raposa e corço. Estes mamíferos habitam esta bela zona protegida, alguns deles encontram-se em perigo de extinção e são espécies protegidas.
Com este painel esperamos que as pessoas se interessem por esta área protegida, que a visitem mais vezes e que continuem a cuidar dela para as gerações futuras. 
Memória descritiva
Materiais: papel de cenário, rolos de papel higiénico, jornais velhos, plantas apanhadas nas zonas húmidas da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos, papel canelado oferecido por uma florista, sacos de plástico, desenhos da fauna e flora das zonas húmidas, tesouras, cola UHU, esponjas, tintas, lápis de cor e lápis de pastel.
Metodologias:
Iniciou-se o projeto com um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspeto visual do painel, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar. Depois foi mostrado aos alunos o tipo de painel a construir tendo em conta os critérios regulamentados no desafio, sensibilizando-os para as características únicas nas zonas húmidas da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos.
Para a elaboração do painel os alunos realizaram visitas de estudo às zonas húmidas da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos e fizeram pesquisas no site http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/. Depois, em papel de cenário construí-se o painel com diferentes materiais e com as dimensões definidas no regulamento.
 
Intervenientes: O projeto envolveu 24 alunos do 3.º e 1.º anos, duas professoras, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário