No dia 11 de outubro, a turma do 6.º ano assistiu a uma Consumer.TALK “Sabes o que estás a comer?” dinamizada pela DECO Jovem, representada pela Ana Sofia Aguiar (DECO Delegação do Minho, gabinete das Novas Iniciativas) e pela nutricionista Ana Martins.
Esta ação pretende informar os jovens consumidores para a melhor e correta interpretação dos rótulos dos produtos alimentares, principalmente para os ingredientes que estes contêm.
Muitos dos comportamentos que adotamos no dia-a-dia de forma não consciente podem contribuir para que as crianças interiorizem ideias que dificultam o controlo do peso, tanto no presente como no futuro.
Os mais pequenos aprendem sobretudo com o exemplo dos mais velhos. De nada vale explicar que não se podem comer bolachas antes do jantar, se vai petiscando enquanto prepara a refeição ou devora um chocolate quando está mais ansioso.
Dicas para uma influência positiva na alimentação infantil
1- Estabeleça horários para as refeições em família.
2- Os adultos devem ser exemplos positivos e comer uma grande variedade de fruta e legumes. Envolva as crianças no seu consumo, assim que introduzir os alimentos sólidos.
3- Aumente a porção de legumes na refeição e sirva-os como primeiro prato.
Imponha alguns limites aos alimentos menos interessantes e ensine que todos podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que nas quantidades adequadas.
4- Não desista dos novos alimentos: podem não agradar no imediato, mas tornar-se mais apelativos ao fim de 5 a 10 vezes.
5- A apresentação é tudo: inove no modo como serve os alimentos e no método de confeção.
6- Recorra ao elogio ou a uma recompensa não alimentar para premiar os bons hábitos, quando as crianças aceitam as frutas e os legumes ou os novos alimentos.
É incrivel as gorduras que comemos e não sabemos, temos que ser super cuidadosos com o que comemos pode nos fazer mal e ganharmos muitas doenças.
ResponderEliminarbeijinhos
mariana lopes rodrigues