Ao longo deste ano letivo, a turma 6.º D participará no Projeto Flags. Este é um ano experimental do Projeto e só vai ser desenvolvido por esta turma em Portugal. Para nós será um privilégio poder realizar este projeto único e muito especial com o grupo de crianças nepalês do Campo da Esperança, que foi construído com o apoio da Associação Obrigado Portugal!
A Associação Obrigado Portugal! nasceu pelas mãos de Pedro Queirós e Lourenço Macedo Santos que decidiram transformar em Associação, a organização informal que criaram para ajudar as vítimas do sismo que ocorreu no Nepal durante o passado dia 25 de abril de 2015. Por essa razão, decidimos iniciar o nosso Projeto no dia em que se promove o exercício A TERRA TREME que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Pedro Queirós e Lourenço Macedo Santos são dois jovens que estavam em Katmandu na manhã do terramoto e decidiram começar a ajudar as vítimas da tragédia, arregaçando as mangas e implementando uma missão humanitária a que deram o nome “Obrigado Portugal, nós também somos Nepal”.Flags é o novo projeto da Fundação Vox Populi inserido na área da investigação nas escolas. Trata-se de um projeto transnacional para ser desenvolvido em simultâneo por dois grupos de alunos de escolas localizadas em lugares diferentes, tais como continentes, países, regiões, etc. O objetivo é que os dois grupos de crianças/jovens se deem a conhecer e que conheçam outras realidades mais próximas ou mais longínquas. Isto feito de uma forma simples, divertida, com um contacto direto com outras crianças/jovens, através de uma partilha, de um diálogo a ser realizado ao longo de um ano letivo
Com este projeto, a Fundação pretende continuar a divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Pesquisa nas escolas portuguesas e noutras escolas de outros locais do mundo. Trata-se de um instrumento pedagógico para incrementar a literacia, aumentar os conhecimentos, melhorar a capacidade de interpretação dos mesmos e produzir uma mudança de atitude dos alunos. Em última análise, é uma forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses e dos jovens de outro local do mundo, através da consciencialização para as realidades envolventes.
É imperssionante como como se vive lá,não tem nada a ver como nós vivemos.
ResponderEliminarbeijinhos
mariana lopes rodrigues