Dia vinte e sete de outubro de 2016, pelas dez horas, realizou-se um simulacro de incêndio na nossa escola. Teve como objetivo geral testar o plano interno de emergência e aferir procedimentos a adotar perante uma situação real de incêndio. Este simulacro foi devidamente preparado em estreita colaboração e parceria com a Proteção Civil, Município, Bombeiros Voluntários e a Guarda Nacional Republicana.
Uma máquina de produzir fumo, simulou um incêndio. O sistema de deteção de fumo funcionou na perfeição e acionou o alarme deste bloco. Em simultâneo, nos outros blocos, os alarmes acústicos sinalizadores de incêndio foram ativados. Uma assistente operacional do bloco em causa comunicou a situação à coordenadora de estabelecimento. Deu-se início ao conjunto de atividades de primeira intervenção, com vista à salvaguarda da segurança de todos os utilizadores das instalações escolares e foi dado o alerta de incêndio aos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.
Os Bombeiros Voluntários, passados alguns minutos depois do alerta, chegaram ao local. Iniciaram a sua intervenção e verificação dos diferentes espaços da escola. Após estas intervenções foi dada ordem para que todas as atividades regressassem à normalidade.
Procedeu-se a um briefing final, entre as diferentes autoridades presentes: Proteção Civil, Comandante dos Bombeiros Voluntários, Diretor Adjunto do Agrupamento de Escolas de Arcozelo e Coordenadora do Centro Educativo, de forma a serem discutidas e sinalizadas algumas situações que devem ser alvo de reflexão.
Finalizando, temos que realçar o civismo, a forma ordeira e a colaboração demonstrada por todos os envolvidos nesta operação, salientando o comportamento exemplar das nossas crianças.
Agradecemos a todas as autoridades presentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário