segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Projetos NEPSO e Ciência na Escola- Ação de formação - Benefícios e propriedades do óleo de semente de linhaça – Turma L4A

No dia 5 de novembro, a Eng.ª Adélia, técnica do Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, dinamizou uma ação de formação com o tema “Benefícios e propriedades do óleo de semente de linhaça” na turma L4A.
Através desta formação os alunos aumentaram os seus conhecimentos e descobriram a história do linho e da linhaça.
O linho (Linum usitatissimum L.) foi uma das primeiras plantas no mundo a ser domesticada e cultivada. Já era cultivado desde 5.000 anos antes do Nascimento de Cristo, na Mesopotâmia. Depois, foram os egípcios, que utilizavam os tecidos de linho para envolver as múmias. Os Romanos foram os responsáveis pela expansão do cultivo do linho pelos povos da Europa.

Na Idade Média, os pintores descobriram o óleo de linhaça para a mistura das cores. A linhaça encontra-se mencionada em vários herbários antigos como cura eficaz para muitos males.
A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) muito utilizada em culinária. A semente de linhaça é considerada um alimento funcional: além de ter as suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.
A linhaça pode ser apresentada em três versões, todas com elevado teor de ácidos gordos ómega 3, ómega 6 e ómega 9 que estimulam o organismo a produzir componentes anti-inflamatórios. Pode ser consumido em forma de semente, farinha e óleo.

Aqui fica o registo da ação de formação.

Os nossos agradecimentos à Eng.ª Adélia e ao Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário