sábado, 10 de dezembro de 2016

Projetos NEPSO e Ciência na Escola - Um olhar sobre os óleos alimentares - Benefícios e propriedades do óleo de soja - Turma L2B

A soja é o único alimento proteico fornecido por organizações humanitárias em África. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte terão recuperado parte do seu peso. Esse fenómeno terá, ocorrido nas crises humanitárias de Biafra (Década de 1970), Etiópia (Década de 1980) e Somália (Década de 1990).
A soja é prima da lentilha, da ervilha e do feijão. Pertencem à família fabaceae! Os feijões de soja crus são impróprios para consumo.
A soja contribui para a redução do colesterol, reduz os efeitos da menopausa, previne a osteoporose, melhora o trânsito intestinal e as isoflavonas ajudam na prevenção do cancro da mama, do colo do útero e da próstata.
Apesar dos benefícios, é importante frisar que o óleo, quando usado de forma abusiva, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares.
Existem diversas variações da soja, as principais formas em que ela pode ser consumida são como farinha, grão, tofu, óleo e soja texturizada. A melhor maneira de ingerir o alimento é como tofu, pois dessa forma os nutrientes da soja serão mais bem absorvidos pelo organismo.
O grão e a farinha também são opções interessantes e ricas em nutrientes. Ao preparar o primeiro é interessante deixá-lo de molho na água entre 10 e 12 horas antes do consumo. Este composto dificulta a absorção de alguns nutrientes presentes no alimento, como o cálcio, o ferro e o zinco.
O leite de soja é uma boa alternativa, especialmente porque é enriquecido com cálcio durante a sua fabricação.
Aqui fica o registo da atividade.

Os nossos agradecimentos à Ana e ao Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário