terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Projetos NEPSO e Ciência na Escola - Um olhar sobre os óleos alimentares - Benefícios e propriedades do óleo de amêndoa -Turma L3A

A amendoeira, tal como os seus primos, o pessegueiro, cerejeira e árvore de alperce contém frutos com sementes semelhantes a pedras no interior. A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa.
A amendoeira teve a sua origem na Ásia. Existem dois tipos de amêndoa, a doce e a amarga.
A amêndoa doce é comestível. Tem uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor amanteigado. O seu alto valor nutritivo para a pele, cabelo e unhas é uma alternativa saudável e económica para a nossa beleza e bem-estar. As amêndoas, naturalmente ricas em proteínas, sais minerais e vitaminas (principalmente em vitamina E), são usadas em vários produtos de beleza desde sabonetes a cremes hidratantes.
A amêndoa amarga (fruto) não é comestível. O óleo deste tipo de amêndoa é utilizado como condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas. Os benefícios de saúde do óleo essencial de amêndoa amarga podem ser atribuídos a propriedades como vermífugo, febrífugo, bactericida, germicida, fungicida, sedativo, diurético, anestésico, laxante, inebriante, antiespasmódico, anticancerígeno, anti-hidrofóbico. 
O óleo de amêndoa amarga alberga alguns venenos mortais e, portanto, deve ser utilizado com o máximo cuidado. A maioria dos seus usos medicinais estão restritos a aplicações externas e aplicações internas, quando necessário e são feitas em doses muito baixas. 
A pouca quantidade mas em excesso pode ser fatal. Todos os benefícios que estão associados ao óleo de amêndoas amargas são devidos às suas propriedades tóxicas.
É muito difícil distinguir amêndoas amargas dos seus homólogos doces apenas pela aparência, exceto que a amêndoas amargas são mais largas e mais curtas na forma do que as amêndoas doces.

Os nossos agradecimentos à Ana e ao Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário