No dia 10 de janeiro, alunos representantes, de algumas turmas na EB de Lagoas, realizaram uma visita de estudo à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo e descobriram como se produz o biodiesel.
O biodiesel é um substituto “limpo” do combustível diesel de petróleo comum. Ele é feito de praticamente qualquer óleo vegetal, usado ou limpo. A maioria dos motores a diesel mais modernos aceitam biodiesel sem nenhuma modificação. É por este e por mais uma série de motivos que o biodiesel está-se a tornar cada vez mais popular.
O que é necessário para fazer Biodiesel?
Os materiais necessários para a produção de Biodiesel são: metanol, potássio e óleo vegetal.
Como se produz o Biodiesel?
O óleo vegetal é combinado com uma quantidade de metanol e, em seguida, misturado com uma outra pequena quantidade de um catalisador alcalino (potássio).
O óleo contém triglicéridos, que é um composto de glicerina. O objetivo da transformação do Biodiesel é separar a molécula de glicerina dos ácidos gordos e substituí-lo por três moléculas de metanol. Consequentemente, este processo produz aproximadamente 90% Biodiesel e 10% de glicerina. A glicerina pode ser usada para fazer sabão.
Parece complicado, mas fazer biodiesel é muito simples.
Aqui fica o registo da atividade
Aqui fica o registo da atividade
As nossas perguntas sobre o biodiesel
Os nossos agradecimentos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (Professora Doutora de Química Preciosa), à Junta de Freguesia de Fontão pelo transporte.
Sem comentários:
Enviar um comentário